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quarta-feira, 31 de outubro de 2012

RESUMO: Pólo técnico – técnicas de coleta de informações, dados e evidências.


Em pesquisas que envolvam o uso de análise de informações, análise de dados e de evidências empíricas, faz-se necessário o uso de técnicas para ajudar o pesquisador no desenvolvimento e conclusão de sua pesquisa. Existem dois tipos de dados: os primários, que são os dados colhidos diretamente na fonte; e os secundários - aqueles já coletados que se encontram organizados em, por exemplo, arquivos, banco de dados, anuários estatísticos, relatórios, entre outros. Existem alguns cuidados a serem tomados antes de iniciar a construção de um instrumento para a coleta de informações como, por exemplo, avaliar se é possível o uso do instrumento, pois quando já testado, poderá garantir a validade e confiabilidade das medidas à serem obtidas.
            Alguns passos, de uma forma geral, devem ser seguidos como procedimento para construção de um instrumento para coleta: a) fazer uma lista de variáveis que se pretende medir/descrever; b) fazer uma revisão do significado e definir conceitualmente cada variável listada; c) Revisar como cada variável será medida ou descrita; d) Escolher a técnica a ser utilizada e iniciar o instrumento de coleta.  Para a coleta de informações, dados e evidências, temos algumas opções, que quando combinadas, permitem uma melhor qualidade da investigação.
            A Observação é uma técnica que envolve a percepção sensorial do observador. Bastante útil nos planejamentos e execuções de trabalho de campo. A técnica de observação utiliza os sentidos para obtenção de determinados aspectos da realidade. Outra técnica comum na pesquisa para a coleta de informações é a Observação Participante (OP). Nesta técnica, o pesquisador-observador torna-se parte integrante de uma estrutura social. Nessa técnica, OP, o pesquisador não é apenas um observador passivo, ele pode participar dos eventos e situações que estão sendo observados. A técnica de Pesquisa Documental não deve ser confundida a estratégia de investigação de pesquisa bibliográfica, pois apesar de serem semelhantes, a pesquisa documental busca material que não foi editado, como cartas memorandos, correspondências de outros tipos, avisos, agendas, propostas, relatórios, estudos, avaliações etc. A entrevista é uma técnica cujo objetivo é compreender e entender o significado que entrevistados atribuem a questões e situações, em contextos que não foram estruturados anteriormente, com base nas suposições do pesquisador. A técnica de Laddering é utilizada em entrevista através de uma série de perguntas que são bastante adequadas à avaliação qualitativa que auxilia o investigador na compreensão de significados, atitudes e comportamentos dos entrevistados. Essa técnica (Laddering) é muito utilizada em pesquisas de Marketing para entender o comportamento dos consumidores. A técnica de Painel é um tipo especial de entrevista em que um grupo fixo de respondentes é entrevistado, em períodos regulares, com iguais perguntas, a fim de estudar as evoluções das variáveis de um estudo. Exemplo dessa modalidade são os “painéis de consumidores”. O Focus group é um tipo de entrevista em profundidade realizada em grupo. Nessa técnica é colocado um tópico específico o qual é amplamente discutido. Muito importante e popular instrumento de coleta de dados para uma pesquisa social o Questionário pode ser definido como um conjunto ordenado e consistente de perguntas a respeito de variáveis e situações que se deseja medir ou descrever. As técnicas de Escalas Sociais e de Atitudes possibilitam a transformação em fatores numéricos das variáveis qualitativas. Ou seja, viabilizam possíveis mensurações de diversos fenômenos sociais expressos por meio de variáveis qualitativas, as quais não possibilitariam medições. Os principais tipos de escalas são: Likert, Diferencial Semântico, Escalas de Importância e Escalas de Avaliação. A História Oral é um meio em que o discurso do ator é registrado em algum meio com as palavras precisas, já na História de Vida o pesquisador procura reconstruir toda a história do ator através de consulta e análise de conteúdos de diários, memórias, autobiografias e de história oral. A Análise de conteúdo é uma técnica para se estudar e analisar a comunicação de maneira objetiva e sistemática, buscando a essência de, por exemplo, um texto nos detalhes das informações, dados e evidências disponíveis. A frequente necessidade de se compreender os depoimentos falados e escritos por diversos atores de um estudo torna interessante a técnica de Análise do Discurso. A análise do discurso foca na construção de procedimentos capazes de transportar o olhar do leitor a compreensões menos óbvias, com certa profundidade através da desconstrução do literal, do imediato. A análise do discurso permite compreender tantos a mensagens explícitas quanto às mensagens implícitas.

Referência                                                                                          
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

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