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quarta-feira, 31 de outubro de 2012

RESUMO: Surveys sociais: do desenho à análise


Dentre o conjunto de integrantes da pesquisa social, temos as surveys, que têm a característica de oferecer de uma maneira rápida e barata as características e crenças de uma população em geral. Muito utilizada por vários segmentos: governo, pesquisadores, militares, etc, as surveys caracterizam-se pela coleta de dados e tem propósito variado. Podemos caracterizar as surveys sobre quatro aspectos: factuais, atitudinais, psicológico-sociais e explicativas. As surveys factuais têm como propósito obter dados dos indivíduos a respeito da sua situação material, não se preocupando com suas atitudes e opiniões. As surveys atitudinais, diferentemente das factuais, visam a utilização do método para obterem informações sobre atitudes. Já as surveys psicológico-sociais têm uma preocupação com o comportamento dos pequenos grupos, afastando-se do perfil estatístico. Por último, como característica de surveys, temos a explicativa. Essas últimas são especificamente delineadas para testar hipóteses que derivam de teorias.
A metodologia para empregar o método survey é muito parecido com o utilizado nas ciências naturais. Todas as surveys apresentam, de alguma forma, uma quantidade mínima de pressupostos teóricos. Elas medem fatos, atitudes ou comportamentos por meio dos questionários, daí a importância de mensurarmos. A pesquisa de survey é calcada em uma série de procedimentos, rigorosos, com a finalidade de reduzir a quantidade de viés que possam aparecer: Padronização – refere-se como um questionário é planejado, administrado e analisado. Replicabilidade – possibilidade de outros pesquisadores replicarem a survey utilizando o mesmo tipo de amostragem, questionário, etc. Isso está intimamente relacionado a confiabilidade e validade, devendo a survey ser tanto confiável como válida.  E como último procedimento, temos a representatividade – onde as descobertas devem ser bastante significativas. Como essa representação refere-se a amostragem da população, mencionamos dois tipos: amostras probalísticas – expressam a probabilidade matemática das características da amostra  sendo reproduzidas na população; e amostras não-probabilísticas – utilizadas quando o pesquisador não consegue um número (moldura de amostragem) de forma imediata.
Algumas questões fundamentais para a construção das surveys: 1 – Identificação clara da teoria que informa a pesquisa potencial; 2 – Quais pesquisas já foram realizadas sobre aquele tema e que teorias os pesquisadores mostraram interesse em sustentar; 3 – Qual survey é a melhor abordagem para a questão de pesquisa; 4 – Identificação de hipóteses testáveis; e 5 – Tomar a decisão sobre quem é a população. As decisões sobre a amostragem estão vinculadas à população-alvo da survey. Então, o tipo da população, a natureza da questão de pesquisa e os recursos disponíveis determinarão o tipo de questionário a ser utilizado: questionário auto-aplicável ou por correspondência, a survey telefônica e as entrevistas pessoais agendadas. Cada um desses questionários apresenta suas vantagens e desvantagens. Para proceder eficazmente com os questionários é necessário que se construa perguntas claras e sem ambiguidade. Assim temos alguns tipos de perguntas: perguntas de classificação; perguntas factuais; perguntas de opinião; perguntas abertas e fechadas. Após todo o processo de obtenção dos dados dos questionários, é necessários analisá-los.
Apesar de toda a técnica adotada, o método survey apresenta alguns problemas: relação causal entre as variáveis, que não é aplicável à esfera humana; as pessoas chegam a adotar valores e comportamentos particulares, que é excluído pelo método survey; na forma como é feita algumas perguntas (os pesquisadores fazem perguntas particulares), é inevitável a restrição das respostas, ou seja, o método fracassa pois as pressuposições dos teóricos orientam a pesquisa. Para redução desses problemas, a sugestão seria a dedicada atenção ao delineamento, à medição e a um bom projeto piloto.
            Com o desenvolvimento de novas tecnologias, as surveys tornaram-se mais sofisticadas, com significativa influência dada pela matemática e estatística. O tempo de análise de variáveis diminuiu consideravelmente, e podem ser realizadas em apenas alguns minutos. Porém, tudo isso não acontece sem um custo. O computador, talvez, nunca venha a remover a necessidade de cuidado e precisão no delineamento da survey e na coleta de dados. Sem mencionar outras dificuldades como: acesso a internet (apesar de bastante difundida, ainda existe uma minoria privilegiada) e segurança na escolha imparcial dos respondentes da pesquisa.

Referências
MAY, Tim. Pesquisa Social: questões, métodos e processos. Tradução Carlos Alberto Silveira Netto Soares. 3. Ed., Porto Alegre: Artmed, 2004.

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