Em
1977, a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental em Tbilisi,
Geórgia, produziu a primeira declaração internacional sobre educação ambiental.
A Declaração de Tbilisi (1977) promovia o ensino ambiental, a pesquisa, formação,
bem como a educação técnica e profissional. Ela também reconheceu a natureza
essencial interdisciplinar
da EA em uma de suas recomendações:
“to encourage acceptance of the fact that, besides
subject-oriented environmental education, interdisciplinary treatment of the
basic problems of the interrelationships between people and their environment is
necessary for students in all fields, not only natural and technical sciences
but also social sciences and arts, because the relationships between nature,
technology and society mark and determine the development of a society.” (TBILISI, 1977,
p. 33)
É
a partir dessas recomendações, e com o surgimento de várias conferências, que,
no início da década de 90, surgem importantes declarações que são reconhecidas
internacionalmente. Era a maneira como as IES poderiam expressar um compromisso
de atuar voluntariamente, inserindo práticas e iniciativas para melhorar o
desempenho ambiental. González-Benito & González-Benito (2006, p. 88) chamavam
isso de pro atividade ambiental, apesar da expressão comumente usada para
empresas industriais, Kaul e Smith (2012, p. 135) afirmam que essa temática não
é limitada somente a negócios.
O
primeiro passo para se definir e promover o desenvolvimento sustentável nas IES
foi feita com a criação da Declaração de Talloires (1990) em outubro de 1990.
Jean Mayer (1920 – 1993), então presidente da Tufts University, reuniu
presidentes e reitores de outras universidades ao redor do mundo em Talloires,
França, para expressar a preocupação sobre o estado em que o mundo se
encontrava. A proposta era criar um documento que descrevesse ações que as IES
deveriam tomar para criar um futuro sustentável.
Essa
reunião terminou com a criação da Declaração de Talloires, um plano de ação de
dez pontos para faculdades e universidades comprometidas com a promoção da
educação para a sustentabilidade e alfabetização ambiental (ULSF, 2012).
Considerada como um
modelo internacional (ULSF, 2012), a Declaração Talloires (1990) já foi assinada
por 446 representantes de IES em 55 países dos cinco continentes. Conforme
afirma Barbieri & Silva (2011, p. 74) é a iniciativa mais conhecida no
Brasil, entre as IES mais comprometidas. São 52 IES, no Brasil, signatárias da
Declaração de Talloires (1990). O Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos,
ficando na frente de países como Canadá, Austrália e Reino Unido, no que diz
respeito à quantidade de instituições signatárias.
Em seu Breve Histórico da Declaração de Talloires,
a associação das Universidades Líderes para um Futuro Sustentável (ULSF,
2012) coloca que a assinatura da Declaração Talloires - para algumas
instituições - constituiu um ato simbólico no momento. Para outras, no entanto,
o documento continua a ser um impulso e uma estrutura para o progresso
constante em direção à sustentabilidade.
As IES constituem um dos
principais loci geradores de conhecimentos e têm a responsabilidade
social de constituir-se em espaço educador, bem como contemplar, em suas
políticas e serviços, as demandas de formação da sociedade. A formação
ambiental, associada a um contexto de participação cidadã favorece um
diagnóstico dos problemas socioambientais bem como a necessária implicação
individual e coletiva em sua superação. (BRASIL, 2007, p. 26)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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Carlos ; SILVA, Dirceu da. Desenvolvimento
Sustentável e Educação Ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios.
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BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de
abril de 1999. Institui a Política
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p. 1-4, abr. 1999.
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Nacional de Educação Ambiental (OG-PNEA). Mapeamento
da educação ambiental em instituições brasileiras de educação superior:
elementos para políticas públicas. (OG-ProNEA). Documentos Técnicos – 12, 2007.
Disponível em:
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J.; González-Benito, Ó. (2006). A Review of
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SILVA, Adriano Monteiro da; ABREU, Mônica Cavalcante Sá de. A Educação Ambiental em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: Diagnóstico e Percepções. Disciplina de Gestão Socioambiental. Mestrado em Administração e Controladoria. Universidade Federal do Ceará, 2012.
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TALLOIRES. Talloires Declaration
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____. Brief History of the Talloires
Declaration, 2012. Disponível em:
<http://www.ulsf.org/programs_talloires_history.html>. Acesso em 15 OUT.
2012
Olá Adriano, adorei esse post, ele foi muito útil para a construção da fundamentação teórica do meu Trabalho de Conclusão de Curso. Gostaria de saber como posso citá-lo nas minhas referências. Obrigada desde já.
ResponderExcluirOlá Mariana, tudo bem?
ExcluirFico feliz em saber que o blog está sendo útil. Esse tópico é parte de um referencial teórico de um artigo desenvolvido durante as atividades de mestrado, que foi submetido recentemente ao ENANPAD 2013, mas ainda não obtive resposta de aceite. Quanto as citações, creio que pode utilizar-se das regras da ABNT. Por email, posso te enviar algumas sugestões, ok?